MBA: Moda Ou Indispensabilidade ?

Pela primeira vez, a instituição de ensino de Brasília (UnB) foi classificada pelo ranking Times Higher Education (THE) entre as melhores universidades em países emergentes. O THE avalia instituições de ensino superior em todo o mundo e, por este mês de maio, apontou que a UnB está na faixa compreendida entre 201-250 de 342 das melhores universidades. Enem Ou Vestibular: Acesse As Maneiras De Ingresso No Ensino Superior desempenho é diretamente proporcional ao acrescentamento do número de docentes na faculdade. Hoje, temos 2.631 docentes — e 90% deles possuem doutorado.

E também verificar os rumos que levam à excelência, o THE — e outros rankings internacionais — comprovam a relevância de aumentar a colaboração com pesquisadores e instituições estrangeiras. Para termos uma ideia, pela SciVal, o encontro de uma citação feita em parceria com um pesquisador estrangeiro mais que dobra em relação ao trabalho assinado por um único pesquisador. Desse significado, estamos investindo pela internacionalização da UnB, de modo integrada e sistemática.

Advertisement

Em abril, o Conselho de Ensino, Procura e Extensão (Cepe), um dos colegiados superiores da UnB, aprovou o Plano de Internacionalização da Faculdade - o primeiro em cinquenta e seis anos -, com diretrizes, objetivos, ações e prazos de efetivação. Entre as iniciativas, estão o suporte à criação de redes interinstitucionais e regionais, a concessão de bolsas de estudos e a promoção de feiras e fóruns com o envolvimento de embaixadas. A UnB está em um local geograficamente privilegiado, perto de dezenas de representações diplomáticas, e necessita aproveitar este potencial.

O plano prevê ainda robusto investimento numa política linguística para a internacionalização, com o ensino de incalculáveis idiomas e assim como de português para estrangeiros, além da oferta de disciplinas em língua estrangeira, na graduação e na pós-graduação. A ideia central dessa estratégia é ampliar o acolhimento a estudantes, professores e pesquisadores estrangeiros e tornar a UnB um ambiente atrativo para essas pessoas. Por Que Publicar? , a política linguística inclui ações voltadas pra servidores técnicos-administrativos, vários dos quais responsáveis pelo atendimento a estrangeiros e por ações relacionadas às atividades-fim da UnB. Outro ponto de alto impacto no THE diz respeito à importância de a universidade se aproximar cada vez mais do setor produtivo.

Trata-se de um tópico pouco explorado em diversas áreas do entendimento, nas quais ainda é pouco usual a integração com corporações e/ou indústrias. A qualidade da nossa procura aplicada tem sido internacionalmente conhecida e representa um grande potencial pro desenvolvimento do País, e poderá avançar ainda mais em inovação e transferência tecnológica pra população.

Prontamente demos alguns passos na concretização desse intuito. Criamos, ainda em 2017, o Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), órgão da Reitoria que tem como algumas de tuas finalidades fomentar projetos de pesquisa e parcerias em inovação. Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do HuffPost Brasil e não representa ideias ou considerações do veículo. Mundialmente, o HuffPost apresenta espaço pra vozes inúmeras da esfera pública, garantindo deste jeito a pluralidade do debate pela sociedade.

Advertisement
  • (getty images/Getty Images)
  • Andrew Wilson, presidente da EA (Electronic Arts) zoom_out_map
  • Insper - Economia
  • Ah, desta maneira eu vou preparar-se, serviço e tenho como me sustentar… opa, pera lá
  • O projeto de procura, avaliado pelos seus objetivos, fundamentação, metodologia e viabilidade
  • 4 Formação profissional 4.Um Programas de mestrado em Logística e Supply Chain
  • Quais recomendações você sugere às nutricionistas que pensam em fazer mestrado
  • Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)

Todo o dinheiro que recebi de volta. Por gentileza, me dê seu parecer. É realmente árduo formar o postagem 13 da CAPES aos imensos dificuldades dos alunos. A respeito o regulamento da tua Escola, trata-se de regulamento interno que você deve discutir com teu representante discente para que ele interceda por você na comissão de pós-graduação, a término de adquirir essa prorrogação. Caso não consiga, invista tuas forças no término do curso.

Advertisement

Vanessa Testoni: É uma tendência que não tem volta. Cada dia mais o pessoal que tem mestrado e doutorado está trabalhando nas corporações em tal grau no Brasil quanto fora do Brasil. Cada vez mais ter um mestrado e ter um doutorado na minha opinião vai agregar muito no currículo das pessoas que querem trabalhar em empresas.

Vanessa Testoni: Fundamental que seja incluído como matéria curricular. Não tem volta. É curioso tratar do pensamento lógico pelo motivo de não se desenvolve nas escolas. O raciocínio matemático é diferente do raciocínio lógico. No momento em que eu comecei a ciência da computação, nem pc tinha em residência, e eu tive muita complexidade pra estudar a programar no início pelo motivo de o professor ensinava comandos e depois nos dizia pra elaborar o Tetris (jogo). A lógica pra montar um programa é muito diferenciado do que decorar comandos. 10 Melhores Universidades Para Mestrados Em Gerenciamento /p>

Advertisement

Vanessa Testoni: Não se aprende a imaginar logicamente para a resolução de um dificuldade. O desenvolvimento de algoritmos poderia ser uma disciplina pela faculdade fundamental. Articular o raciocínio lógico dos alunos pra resolução de problemas. Vários professores começam a explicar lógica não com os comandos de uma linguagem porém utilizando uma pseudolinguagem lógica que desenvolve o raciocínio lógico.

Share This Story

Get our newsletter